EO da Inetum, Jacques Pommeraud, Assina Carta Aberta sobre Regulação da IA na Europa
Jacques Pommeraud, CEO da Inetum, ao lado do ex-Secretário de Estado da Transição Digital e Comunicações Eletrónicas de França, Cédric O, e mais de 120 atores económicos franceses e europeus, assinaram uma carta aberta expressando as suas preocupações acerca do impacto potencial da lei EU AI Act na competitividade e soberania tecnológica da Europa.
Em conjunto com o ex-Secretário de Estado da Transição Digital e Comunicações Eletrónicas de França, Cédric O, e mais de 120 atores económicos franceses e europeus, o CEO da Inetum, Jacques Pommeraud, assinou esta terça-feira uma carta aberta aos dirigentes da Comissão Europeia, Conselho Europeu e do Parlamento Europeu.
Esta carta expressa a sua preocupação com a competitividade e a soberania tecnológica da Europa após os últimos desenvolvimentos da lei de regulamentação da Inteligência Artificial na Europa (EU AI Act).
Na qualidade de líder de um grupo global e líder europeu em serviços e soluções digitais, Jacques Pommeraud junta-se a vários atores económicos para partilhar os riscos de uma regulação irracional da Inteligência Artificial, mais concretamente a chamada IA 'generativa'.
Na perspetiva do CEO da empresa de serviços digitais Inetum, a regulamentação excessiva desta tecnologia poderia condicionar a capacidade de inovação das empresas europeias e poderia incentivar a deslocalização de quem pretende libertar-se de um quadro regulamentar excessivamente restritivo.
Apesar da necessidade inegável de controlar o uso desta tecnologia, esta carta aberta incentiva a criação de um quadro legal moderado e colaborativo que faça da Inteligência Artificial um impulsionador de impacto positivo no desempenho e competitividade das empresas europeias.
Os desafios são grandes, especialmente para empresas digitais como a Inetum, para continuar a inovar e atrair e reter os melhores talentos e competências nesta tecnologia.
Qual é a sua reação?