Inteligência artificial reduz atropelamentos (inovação)
O sistema de inteligência artificial é capaz de identificar vários peões, mesmo que estes estejam a caminhar em direções opostas. Fortaleza foi escolhida para receber o projeto piloto devido aos seus números de segurança viária na capital.
Em Fortaleza, capital do Ceará, está a ser desenvolvido um projeto de segurança viária que promete reduzir acidentes de trânsito através de um sistema inteligente de iluminação para peões. Ainda em fase de pesquisa e testes, o projeto consiste em acionar um conjunto de luzes através de inteligência artificial ao identificar a presença humana na passadeira. Quando alguém passa, a iluminação é ativada, iluminando somente a área onde o peão está a caminhar, em toda a extensão da passadeira.
O sistema de inteligência artificial é capaz de identificar vários peões, mesmo que estes estejam a caminhar em direções opostas. Fortaleza foi escolhida para receber o projeto piloto devido aos seus números de segurança viária na capital. Em 2022, a cidade registou a oitava redução consecutiva no número de mortes no trânsito, com 158 óbitos nas vias. Esse número foi 58% menor em comparação ao ano de 2014, quando 377 pessoas perderam a vida.
Arquivos
Qual é a sua reação?